domingo, 21 de setembro de 2008

educação e raiva

o velho e o novo no processo de aprendizagem
numa fala iluminada de madalena freire nos ensina e revisita nossa prática.
ela diz:
o que do velho eu não quero mais?
o que não mais me instrumentaliza?
o que ainda quero?
o que ainda me instrumentaliza?
o que percebo que estou desfazendo de hipóteses anteriores e construindo de uma nova hipótese?
lidar com limites envolve trabalhar frustrações , perdas , raiva.
educamos paciência na impaciência.
ter paciência significa buscar, reconhecer, perceber , admitir esses limites para, sintonizado com eles produzir respostas , encaminhamentos adequados às situaç/oes na nossa prática.
quando não caímos na armadilha da impotência ou da onipotência.

na impotência somos engolidos pelos limites e ficamos imobilizados na ação. na onipotência temos visão cega, toda poderosa, de nossa capacidadee num agir cego compulsivo.o que paralisa capacidade de se ver nos reais limites.


para se encantar mais leia educador educa a dor de madalena freire e tire boas conclusões e não as use erradamente para imobilizar amarrar ou acusar
somente para crescer andar pra frente mudar práticas pedagógicas.
sejamos felizes na educação e veremos a nossa vida na vida de nossos alunos pois estaremos lá de algum jeito.
siga com força...

2 comentários:

Débora Almeida disse...

Pois é,minha amiga,mudar, por mais maravilhoso que possa ser, dói, e nem todo mundo quer pagar o preço, mesmo quando a mudança é necessária.

Liana Pinheiro Ferreira disse...

concordo plenamente