sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

o blog por cássia

Mensagem Original:
> Data: 21:56:44 15/12/2008
> De: Maria de Cassia Mendes <>
> Assunto: Blog

> *Oi Liana, minha pesquisa é sobre blog
>
> Bjs
>
>
> 1 - Descrição *
>
> - Descrição conceitual do tema (blog), ambiente ou recurso selecionado.
> - Quais os objetivos de uso do tema, ambiente ou recurso?
> - Quais as formas usuais de utilização?
> - Quem já os utilizou em educação? Quem está utilizando?
> - Dê exemplos de utilização em atividades com alunos. **
>
> *2 - Análise *
>
> - Quais as limitações de uso do tema, ambiente ou recurso? Quais as
> potencialidades?
> - Quais as críticas? Quais as inovações que propõe?
> - Quais as oportunidades de uso em educação?
>


blogsfera é rede composta pelas redes de weblogs interligadas.
blog é a abreviação de weblog.
tem como principal característica a interação , em tempo real, que ajuda a construir redes sociais e de saberes.
podem ser sociais ou resultado da colaboração de um grupo e atualizado por qualquer pessoa conectada a rede periódicamente.
várias pessoas podem e devem fazer uso de blogs.
existem blogos de turmas de segundo e terceiro ciclos (como na escola estadual são bento em gramacho);
feito para leitura escrita criado em 20008 para estimular e mostrar o trabalho de liana nessa área;
para ajudar a professores de rede de laura losurdo.
o blog pode ser produtivo com espaço infinito, registra conhecimentos,crescimentos, eleva auto estima dando a palavra aos alunos.
a crítica que se pode fazer é se não estiver atrelada ao PPP apesar de agilizar a comunicação e devendo ser movimento progressivo de comunicação e ampliar o universo de leitura.
as oportunidades desse uso são muitas :
em planos de aula,pesquisas,aulas propiamente ditas:portifólio virtual;
pode ser avaliado e midificado a qualquer tempo e hora;
recebe comentários e sugestões.

atrela-se a ele o hipertexto e a intertextualidade...

hipertexto teia de documentos afins ou divergentes , não linearidades é a marca fundamental, liberta o leitor e anda atado a

intertextualidade onde a criança cria recri desenvolvimento da criticidade e diversidade de interpretações podendo ser interna ou externa ligando - se entre si nos textos próprios ou há referência à obras de outrem.

obrigada pela ótima contribuição amiga

Nenhum comentário: